RobóticTank

O projecto RobóticTank surgiu um pouco por brincadeira e como a realização de um projecto pessoal relacionado com a robótica e automação.

O primeiro passo foi escolher uma plataforma sobre a qual desenvolver o projecto e essa escolha recaiu sobre Arduino. Os factores que levaram à escolha da plataforma Arduino foram a sua simplicidade e modularidade que permite que seja uma plataforma com uma curva de aprendizagem muito linear mas que ao mesmo tempo é muito poderosa.

Esta projecto foi aos poucos e poucos sendo organizado e planeado na minha mente, e acabei por definir um caminho que começava por inicialmente controlar dois servo – motores via uma programação feita previamente no Arduino. Este seria a base de todo o trabalho e todo o restante projecto evoluiria a partir desta base.

Após a conclusão desta base o próximo passo seria instalar um sensor de pista, um sensor que detecta através de pequenos módulos LED diferenças de cor entre determinadas margens no solo, isto seria útil para colocar o RobóticTank a seguir uma linha colorida no solo. Para isto o sensor iria fazer a leitura do solo e a programação do Arduino teria de incidir sobre o LED central ler a cor e os LED’s laterais terem de fazer uma leitura de cor diferente do LED central e assim sucessivamente fazer os respectivos ajustes nos motores para que o RobóticTank siga a linha.

O próximo passo é adicionar um módulo de conexão sem fios ao RobóticTank para que seja possível controla-lo de uma forma mais autónoma, quer seja via computador ou smartphone. No entanto ainda não decidi qual o tipo de conexão a usar, mas poderá ser desde o bluetooth (que tem um alcance bastante limitado) até as conexões Wifi.

Por último gostaria também de adicionar uma pequena camera de vídeo ao sistema e poder fazer o streaming em tempo real para um computador ou sistema móvel. Além destas funcionalidades poderiam ainda ser incluídos inúmeros sensores ao RobóticTank de modo a poder ter uma maior gama de dados recolhidos à sua passagem.

Uma grande parte destes objectivos ainda estão por cumprir, na verdade apenas o primeiro objectivo está em parte alcançado, mas tudo leva o seu tempo e necessita da sua aprendizagem.

Irei usar este Blog para divulgar o meu projecto e mostrar todas as evoluções que vou fazendo ao longo do tempo no projecto. Poderão encontrar já vários post’s sobre este meu projecto na categoria Projectos.