Google Glass ao Serviço dos Bombeiros

Posted by admin on 22 de Janeiro de 2014 | Filed under Gadjets, Noticias

O projecto Google Glass é um protótipo de óculos inteligentes, um gadjet de última geração bem ao estilo da ficção cientifica, mas que poderá ser muito útil na vida real e ainda mais como ferramenta tecnológica que ajuda a salvar vidas.

Patrick Jackson é Bombeiro e Programador (tal como eu), e teve uma ideia extremamente inovadora que agrupa o conhecimento que tem dos dois mundos. Esta ideia resulta no desenvolvimento de uma aplicação para o Google Glass que visa ajudar os bombeiros nas situações que possam ocorrer no socorro.

A aplicação desenvolvida por Patrick Jackson está a ser desenvolvida com o objectivo de proporcionar o acesso em tempo real às plantas dos edifícios em chamas, de modo a que os bombeiros possam saber por onde ir e ter uma noção da real fisionomia do edifício, pontos críticos entre um sem fim de informações importantes.

Além disso será possível aceder a fichas técnicas de veículos automóveis de modo a avaliar correctamente os pontos de corte mais favoráveis e recomendados no processo de desencarceramento.

Mas as funcionalidades não ficam por aqui. Para os motoristas dos veículos de emergência terá ainda a utilidade de “GPS”, informando as rotas mais rápidas para os locais de acidente tendo em conta as informações sobre o tráfego automóvel, será ainda possível obter a informação sobre a localização de hidratantes e bocas de incêndio.

Um projecto extremamente interessante para as forças de segurança, mas que sobretudo reforça a importância da tecnologia nas acções de socorro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Share

Leave a Reply